O Cirandar: rodas de investigação desde a escola é um processo de formação acadêmico-profissional que tem por objetivo oportunizar a professores da educação básica, licenciandos e formadores das licenciaturas diálogos sobre as teorias que sustentam a prática em sala de aula em diferentes níveis e modalidades de ensino e na constituição de comunidades aprendentes de professores que investigam a sala de aula.
No âmbito dos Encontros Riograndinos sobre Investigação na Escola (ERIE) aconteceu em 2012 a primeira edição do processo de formação Cirandar: rodas de investigação desde a escola. Em sua primeira edição a proposição de formação teve por objetivo discutir a reestruturação curricular proposta pela SEDUC-RS, tendo como participantes os Professores coordenadores dos seminários integrados. Sua segunda edição aconteceu do período de abril a novembro de 2013. A terceira edição do Cirandar aconteceu de julho a novembro de 2014. Sua quarta edição ocorreu de maio a novembro de 2015, onde houve a ampliação dos diálogos sobre a sala de aula ao contar com a participação de professores da rede Municipal de Educação de Rio Grande, reforçando as parcerias já estabelecidas e construindo novas parcerias, reafirmando assim a identidade do grupo que se constitui como comunidade aprendente.